1 Versão - Hospital Antoninho Marmo
Re-Design: projeto
Papel: Webmaster
Seguimento: Hospital – Saúde e bem estar
Rotinas: Webmaster
Atividades: Wireframes, Sitemap, Análise de viabilidade técnica e financeira, desenvolvimento web, configuração e parametrização, testes com equipe de Stakeholder e Gerentes, Analise de métricas de sucesso engenharia e marketing.
OBSERVAÇÃO: Para uma melhor performance no carregamento das imagens eu optei hospedar em um site externo
Detalhes do projeto Hospital Antoninho
Background
Como Webmaster/WebDesigner tinha e tenho o objetivo de ajudar minhas diretoras, gestores e gerentes a conseguir mais clientes, prospectar novos e fidelizar os já existentes. Com foco na missão da fundadora de comunicar ao público o seu propósito de ajudar a população regional e estadual e local na prestação de serviços relacionado a saúde e bem-estar dos pacientes e clientes.
Desafios
Tínhamos 4 meses para realizar o projeto.
Nós teríamos que buscar a oportunidade e tecnologia para construção do website institucional para e assim teríamos uma presença online na web e conseguintemente sermos encontrados nos buscadores.
Processo - Planner
1. Etapa de descobrimento e coleta
Usamos o modelo do kanban e utilizamos ferramentas para validar e testar nossas hipóteses e para gerenciar nosso cronograma de desenvolvimento. O primeiro passo foi procurar problema e algumas oportunidades para o projeto que tinha um prazo muito pequena para ser desenvolvido.
Passamos alguns dias debatendo sobre os problemas da região e entrono a respeito da falta de informações na web assim conseguimos visualizar e mapear os problemas das pessoas e seus contextos, muitas delas com base na rede social facebook, google imagens, maps e meu negócio.
Nessa etapa atuei como observador, entretanto foi uma etapa de muito aprendizado, criação de personas e priorização de problemas e oportunidades. Me foi confiado o papel de Product Designer e pude sugerindo a escolha da tecnologia para garantir segurança, escalabilidade e tivesse um modelo de designer system pre-concebido, com base nas necessidades do negócio, reforço foi enriquecedor e muito gratificante para minha carreira em especial o fato de adquirir experiencia real como Product Designer e e a equipe foi super aderente as ideias e adesão das sugestões que contribui nessa etapa além do escopo proposto pela liderança a qual era meu dever entregar o produto digital tangível que fosse intuitivo, rápido, elegante, porém simplista.
Baseado em design modular. Na imagem a seguir a figura representada pelo escopo do DS do Drupal foi utilizado um contente manager system ou CMS.
2. Criação e desenvolvimento
Como o único designer do time eu tinha que transmitir minhas ideias e proposta de solução de uma forma que fosse rápida e direta assim ganharíamos tempo e a comunicação ficaria mais fluida eu utilizava técnicas de rabisco-frame e também um esboço de wireframes de baixa fidelidade, imagem a seguir:
sitemap e reutilizei a persona que foi usa para o projeto do IPMMI pois se trata do mesmo grupo de interesse.
Para exemplificar a interação dos elementos na página web e seu fluxo.
Resolvemos criar um site institucional com elementos estáticos, onde as pessoas com dúvidas, questionamentos e frustações pudessem consultar e consumir de forma rápida e simples. Com isso, mapeado e definido iriamos conseguir sanar essa lacuna. As pessoas interessadas poderíamos buscar por estas informações, serviços, informações de contato e por meio de localização geográfica achar o local facilmente.
Escolhido o problema, como poderíamos testar o serviço?
Uma das pessoas do time tinha esse problema e fizemos um teste de usabilidade assistida presencial. Posterior a esse indivíduo realizamos com outras pessoas de departamentos diferentes do mesmo grupo oferecendo esse produto digital a elas. Tivemos pessoas elogiando a simplicidade, rapidez e versatilidade funcionava em celular smartfone e em diferentes navegadores tais como IE10, Chrome, Edge e Firefox ambos para sistema operacional para computadores.
3 - Teste de Usabilidade (Sombra)
Foram solicitadas a elas (usuários) a encontrarem a seguintes informações:
Você tem o papel de cliente e quer:
1 coletar telefones;
2 encontrar e-mail e
3 serviços ofertados pelo hospital.
Teste de usabilidade no site do Hospital 1º Versão:
Figura ilustrativa: Imagem de exemplo de como foram feitos os testes de usabilidade - flickr.com--user:improveit
Artefatos da primeira versão.
Imagens disponíveis no link a seguir: artefatos do projeto a primeira versão não está mais no ar.
foi substituída por outra versão mais aderente e moderna, falirei nesse artigo VERSÃO REDISIGN
4. Proposta de Solução - MVP
Após várias oportunidades mapeadas, chegamos em um problema que parecia simples, mas com bom potencial. Muitas pessoas que moram em regiões e fora da nossa periferia buscavam por telefone e e-mail para contato com o hospital. Isso resulta em muito desperdício de tempo para os usuários no contexto identificamos como potenciais clientes/pacientes.
A proposta seria conectar pessoas com essa frustação a um site oficial do grupo (IPMMI) Instituto das Pequenas Missionarias de Maria imaculada, as pessoas que gostariam de ter uma experiência "rápida", para ligar ou enviar e-mail e assim consultar informações dos serviços, convênios e infraestrutura do local e dúvidas sobre maternidade um dos serviços mais buscados pela população regional como apontada a pesquisa. Não tenho autorização para mostrar esses recursos da pesquisa. Devido ao meu contrato como celetista (CLT).
Resultados
O resultado foi bastante positivo, com potenciais pessoas buscando pelos serviços ofertados no site, com passar do tempo identificamos outras necessidades e foram desenvolvidas para auxiliar os usuários e diminuir o número de ligações na central de atendimento. Após o lançamento e divulgação dos serviços, infraestrutura e atendimento humanizado a busca por informações de convênios tiveram um aumento exponencial. O projeto, que começou pequeno, pôde se conectar a outros que tinham por missão centralizar no CRM no hospital.
Aprendizados
Mesmo o mais simples MVP, quando colocado para teste real, funciona para muito aprendizado. Com o site no ar, pudemos colher o feedback de usuários, possíveis parceiros, testar oportunidades e medir o que de fato seria o mínimo necessário.
Tecnologias
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS Drupal.
O contato das pessoas era feito por meio de um simples formulário e atualizávamos o site manualmente. A divulgação do "marketing" foi feita via google adsense a qual eu não tinha acesso e também nas redes sociais principalmente no facebook e mídia televisiva. A integração com google analytics para monitoramento e coletar insights para melhorias continuo-as.