Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada
Site: http://www.ipmmi.org.br
Papel: Webmaster
Seguimento: ILPI / Filantropia – Saúde e bem estar
Rotinas: Webmaster, WebDesigner, Product Designer
Atividades: Wireframes, arquitetura da informações, pesquisa, desenhos rabisco-frame, facilitador, Desenvolvimento web, Relatórios de monitoramento e participação em outros projetos colaborativos dentro do esposo proposto e Analise de métricas de sucesso engenharia e marketing.
OBSERVAÇÃO : Para uma melhor performance no carregamento das imagens eu optei hospedar em um site externo
Qual o problema que estava sendo resolvido
Melhorar a presença digital existente;
Divulgar, manter as marcas no portal e dar ênfase para o propósito da fundadora e sua filosofia;
Retenção de leads (nicho definido);
Regras do portal ineficientes e pouco escaláveis;
Internamente regra de negócio do produto intranet complexa para as personas mapeadas.
Qual foi o processo para chegar a solução
Acredito no Customer Development pois ele é simples, direto e muito interativo com os envolvidos no produto.
Qual foi a solução
Após levantar várias soluções e problemas é chegada a hora de validar minhas hipóteses e sempre fui um profissional que vendia a solução. Grande parte do tempo trabalhando sozinho, então #bora-pro-front testar e validar se deu certo todo esse esforço. Ao passar alguns dias as vezes semanas realizava a coletando das respostas e insides agrupava tudo no Planner ou trello para gerenciar meu backlog e distribuir
as tarefas ou solicitar material;
Para contextualizar os envolvidos eu desenhava os esboços em papel “rabisco-frame ou wireframes” para idealizar e propor o que acreditava que daria resultado para o produto e em alguns casos utilizava um servidor de desenvolvimento para implementar e testar algo mais impactante. Deixo aqui um parênteses
"meu Mindset mudou muito depois que iniciei no universo do User Experience UX".
O tempo é um fator implícito nesse momento e agilidade e produtividade tinham que ser tangíveis pois agora tinha que comprovar os resultados e apresentar de forma com que causasse impacto no endUser tínhamos que publicar no domínio principal foi uma jornada enriquecedora. Porque já ter vivenciado isso antes em outros projetos que realizei solo, então a proposta foi rapidamente implementada;
Entretanto efetuava várias validações antes de implementar em produção, segurança em primeiro lugar até o presente momento sem usuário externo para validar, todos eram internos;
Uma de muitas coisas que eu realizei nesse período foi criar uma regra de negócio dos formulários. Essa foi sanado de forma a entregar as mensagens certas para equipes certas, devido ao fluxo de submissão no portal serem bem intensas. A regra distribuía os leads para equipes corretas ocasionando uma melhora na agilidade e descentralização essa tarefa;
Desenvolvimento do portal da transparência;
Desenvolvimento de um lançamento de campanhas de treine, esse foi massa apresentar os resultados para equipe de Departamento Pessoal;
Realizei várias experimentações no processo de captura de candidatos;
Dentre outros projetos eu criei um produto digital um (MVP) redesign com base em heurística;
Validado, testado e documentado entretendo não foi homologado devido a custos com licença e a falta de recursos da área de TI;
Projeto para arrecadar fundos para a Instituição com integração e parametrizações com PagSeguro;
Criação de Web forms na plataforma Azure: Desligamento para todos os CNPJs da empresa;
Trabalhei em vários projetos e microprojetos dentro do mesmo escopo, além de minha principal função como webdesigner que era manter, melhorar e monitorar os recursos visuais do portal.
Como estão medindo o sucesso da entrega
Como único designer eu considerava além das métricas de sucesso da engenharia eu media o sucesso qualitativamente:
- Parece bom?
- Isso é fácil de usar?
- É gostoso de usar?
- Eu sei onde estou?
- mensagem de erro são simples?
Todas as tarefas gerenciadas via planner – pacote office;
Diminuição de tempo de espera nas respostas;
Descentralização dos formulários de contato. Após parametrização consegui mediar dados fornecidos pelo google anlytics e outras métricas medidas eram de marketing;
Desenvolvimento de dashboard apresentando os resultados de entrada de novos leads, data de recebimento e destinatário.
Analytics no portal e sites.
O que aprendi com esse projeto foi maravilhoso
Referente ao MVP: Realizei uma análise heurística e reportei para o coordenador de TI e Gerente de TI quais eram os responsáveis pelo produto interno (intranet);
Só tenho autorização para mostrar os artefatos, sem divulgação.(NDA);
Foi validado e testado pelos usuários, foi realizado o teste de usabilidade, treinamento e design critique. A solução foi muito intuitiva e alertas bem definidos com base no meu design system consistente e escalável usando bootstrap, Jquery e webforms do Drupal, arquitetura da informação bem definida pela plataforma Drupal;
A Infraestrutura TI não tinha recursos computacional devido a isso não foi homologado, o ponto impactante foi o uso de licença como tomada de decisão.
Outros artefatos do projeto: