3 min read

IPMMI - intranet

Informações sobre o projeto :

Site: http://www.ipmmi.org.br
Status: online
Papel: Webdesigner / UX
Seguimento: ILPI / Filantropia – Saúde e bem estar
Rotinas: Webdesigner, programador web e Product Designer
Atividades: Wireframes, arquitetura da informações, pesquisa, desenhos rabisco-frame, facilitador ...


 - Qual o problema que estava sendo resolvido

  • Melhorar a presença digital existente;
  • Divulgar, manter as marcas no portal e dar ênfase para o propósito da fundadora e sua filosofia;
  • Retenção de leads (nicho definido);
  • Perda de contatos externos e insatisfação com demora nas respostas estava alta; Oportunidades;
  • Regras do portal ineficientes e pouco escaláveis;
  • Internamente regra de negócio do produto intranet complexa para as personas mapeadas.

- Qual foi o processo para chegar a solução

  • Acredito no Customer Development pois ele é simples, direto e muito interativo com os envolvidos no produto.

- Qual foi a solução

  • Após, levantar várias soluções e problemas é chada a hora de validar minhas hipóteses e sempre fui um profissional que vendia a solução. Grande parte do tempo trabalhando sozinho, então #bora-pro-front testar e validar se deu certo todo esse esforço. Ao passar alguns dias as vezes semanas realizava a coletando das respostas e insides agrupava tudo no Planner ou trello para gerenciar meu backlog e distribuir as tarefas ou solicitar material;
  • Para contextualizar os envolvidos eu desenhava os esboços em papel “rabisco-frame” para idealizar e propor o que acreditava que daria resultado para o produto e em alguns casos utilizava um servidor de desenvolvimento para implementar e testar algo mais impactante. Deixo aqui um parênteses "meu Mindset mudou muito depois que iniciei no universo do User Experience UX". O tempo é um fator implícito nesse momento e agilidade e produtividade tinham que ser tangíveis pois agora tinha que comprovar os resultados e apresentar de forma com que causasse impacto no endUser tínhamos que publicar no domínio principal foi uma jornada enriquecedora. Porque já ter vivenciado isso antes em outros projetos que realizei solo, então a proposta foi rapidamente implementada;
  • Entretanto efetuava várias validações antes de implementar em produção, segurança em primeiro lugar até o presente momento sem usuário externo para validar, todos eram internos;
  • Uma de muitas coisas que eu realizei nesse período, foi criar uma regra de negócio dos formulários. Essa foi sanado de forma a entregar as mensagens certas para equipes certas, devido ao fluxo de submissão no portal serem bem intensas. A regra distribuía os leads para equipes corretas ocasionando uma melhora na agilidade e descentralização essa tarefa;
  • Desenvolvimento de um lançamento de campanhas de treine, esse foi massa apresentar os resultados para equipe de Departamento Pessoal;
  • Realizei várias experimentações no processo de captura de candidatos;
  • Dentre outros projetos eu criei um produto digital um (MVP) redesign com base em heurística;
  • Validado, testado e documentado entretando não foi homologado. Devido a custos com licença (infraestrutura TI) não tinha recursos para tal feito no momento;
  • Realizei outros microprojetos dentro da empresa. Aprendi muito e colaborei com outras ideias que deram frutos para a empresa e algumas sem fundamento sem logica, falar sem pensar no contexto do negócio da empresa. Refleti muito sobre isso, ficar calado não significa que você esta engajado com a empresa ou produto;
  • Projeto para arrecadar fundos para a Instituição com integração e parametrizações com PagSeguro;
  • Criação de Web forms na plataforma Azure: Desligamento para todos os CNPJs da empresa;
  • Trabalhei em vários projetos e microprojetos, além de minha principal função como webdesigner que era manter, melhorar os recursos visuais do portal e monitorar.

- Como estão medindo o sucesso da entrega

  • Todas as tarefas gerenciadas via planner – pacote office;
  • Diminuição de tempo de espera nas respostas;
  • Descentralização dos formulários de contato. Após parametrização consegui mediar dados fornecidos pelo google analytics e outras métricas medidas eram de marketing;
  • Foi customizado por mim um dashboard via tabelas para mostrar os resultados de entrada de novos leads, data de recebimento e destinatário. Quando a mensagem ia para o grupo errado eu validava enviando uma mensagem do sistema informado que o destinatário desconhece seu conteúdo e destinatários;
  • Análise de acessos ao portal e site, páginas mais vistas e um pouco de social mídia. Existia uma assessora de impressa a qual eu orientei a diretoria para delegar essa missão para ela.

- O que aprendi com esse projeto foi maravilhoso

  • Referente ao MVP: Eu realizei uma análise heurística e reportei para o coordenador de TI e Gerente de TI quais eram os responsáveis pelo produto interno (intranet);
  • Os artefatos que tenho só tenho autorização para mostrar e não divulgar. (NDA);
  • Foi validado e testado pelos usuários, realizei teste de usabilidade, treinamento e design critique. A solução foi muito intuitiva e alerta bem definida com base no meu design system consistente e escalável usando bootstrap, Jquery e webforms do Drupal, arquitetura da informação bem definida pela plataforma Drupal;
  • Infelizmente não foi homologado (infraestrutura TI não tinha recursos computacional). Quesito que foram impactantes o uso de licença pesou na decisão.

Realizei outros micro projetos dentro do mesmo escopo e time.

 

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Para uma melhor performance no carregamento das imagens eu optei hospedar em um site externo