Redesign - Hospital Antoninho Marmo
Papel: Webmaster / Product Designer
Seguimento: Hospital – Saúde e bem-estar
Rotinas: Product Designer
Atividades Wireframes, Análise de viabilidade técnica e financeira, desenvolvimento web, configuração e parametrização, testes com equipe de Stakeholder e Gerentes, Analise de métricas de sucesso engenharia e marketing
OBSERVAÇÃO : Para uma melhor performance no carregamento das imagens eu optei hospedar em um site externo
- O problema a ser solucionado
O Hospital precisava de uma cara novo para atender as necessidades do mercado.
Posteriormente, houve retenção de clientes, aumento do número de agendamentos e de consultas de especialidades clínicas.
Devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não conseguimos implementar os formulários para capturar novos usuários.
- Qual foi o processo para chegar à solução
Briefing e análise de concorrentes, pesquisa exploratória e reuniões com Product Manager (PM).
- Qual foi a solução
Na primeira versão foi desenvolvido wireframes e rabiscoframe, uma vez que o tempo de execução era curto.
- Qual a solução para o novo projeto
No redesign foquei mais em visual design, padrões e consistência, SEO e distribuição em múltiplas plataformas.
- Artefatos do projeto
Imagens disponíveis no link a seguir: artefatos do projeto a versão melhorada REDESIGN
- Como estão medindo o sucesso da entrega
Como único designer do time considerava, além das métricas de sucesso, as métricas de engenharia. Além disso, nós medíamos o sucesso de maneira quantitativa, validando as seguintes perguntas com os pacientes/usuários:
- Parece bom?
- Isso é fácil de usar?
- É gostoso de usar?
- Eu sei onde estou?
- Mensagens de erro são simples?
- Ferramentas e processos
Para o gerenciamento de tarefas utilizávamos o Planner (pacote Office) e Trello.
Para o implementação do cronograma de entregas foi utilizado o KANBAN.
A cada 3 dias eram enviadas notificações para o Gerente de TI e PM para alinhar a equipe sobre as tarefas a serem feitas e validadas. Além disso, realizávamos uma análise pelo Google Analytics das seguintes seções: Erros, Taxa de desistência (Churn), Dispositivos acessados, Regiões geográficas e Navegadores.
Aprendizados
Uma experiencia incrivel, colaborar, testar e validar ideias e problemas. Por mais simples que o projeto sejá no caso um site institucional, quando colocado em produção é gratificante, tive muitos aprendizados nesse projeto. Com o site publicado conseuimos colher e mapear feedback de usuários/clientes na maior parte das vezes eram pacientes, tinhamos também possíveis parceiros, conseguimos medir o que de fato seria o mínimo necessário para atende-los.
Tecnologias
Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS Drupal.
A divulgação do site era ou ainda é feito por marketing digital e via google adsense a qual eu não tinha acesso e também nas redes sociais principalmente no facebook e mídia televisiva. A integração com google analytics para monitoramento e coletar insights para melhorias continuo-as.
Caso queira você pode visualizar a primeira versão em formato de print e conhecer um pouco das minha atribuições e desenvolvimento nesse link Produto Mínimo Viável (M.V. P)